Trajetória de crescimento em benefício de todos os seus representados.

O SECHOBARES/MG — Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes, Turismo e Hospitalidade de Curvelo, Diamantina e Microrregião do Médio Rio das Velhas e Três Marias, fundado em 22/08/1997, com sede em Curvelo, Estado de Minas Gerais, legitimo representante da Categoria Profissional, no âmbito Intermunicipal, segmento de Turismo e Hospitalidade. Entidade esta, que legitimou e solidificou sua representação profissional, nos seus mais de 15 (quinze) anos de existência, demonstrando, pelas bandeiras sociais que defende, competência suficiente para se fazer ouvir por todos os segmentos da sociedade.

Assim, a Diretoria desta Entidade Sindical, vem representando de forma clara, objetiva, transparente, social, através de negociações coletivas, e participação social, sempre visando à valorização da cidadania como fator de integração do trabalhador ao mercado de trabalho e, principalmente à sociedade.

“O bom trabalhador Sindicalista, não é somente o que discute bem, o que faz maravilhosas propostas aos patrões ou aos seus associados/filiados, ou o que alcança prodígios de liderança, é, também, aquele que se dedica em aperfeiçoar as próprias condições, fazendo-se melhor habilitado para o labor que lhe cabe operar”.

A história do SECHOBARES/MG é respaldada pelo crescimento de uma instituição que começou pequena e sem pretensões e que se tornou um dos mais estruturados e mais produtivos Sindicatos de Minas Gerais e todo o Brasil.

Nos primeiros tempos, o SECHOBARES/MG chegou a funcionar em uma acanhada salinha alugada no centro da cidade e conviveu com inúmeras dificuldades. Mas o tempo passou e, graças ao esforço da diretoria e a participação dos associados/filiados, a entidade não para de crescer e de oferecer benefícios aos trabalhadores do grupo “Turismo e Hospitalidade” de Curvelo e região.

Instalado em sua humilde sede própria, ainda em construção, o Sindicato oferece serviços como assistência jurídica, assistência médica e odontológica, lazer, orientação, fiscalização de condições de trabalho, negociações coletivas e tudo que se fizer necessário para a defesa dos profissionais e das profissões.

Mas não para aí. O serviço médico ambulatorial especializado atende toda a família dos associados/filiados com ampla oferta de médicos especializados, através de clinicas médicas contratadas e laboratórios.

O SECHOBARES/MG garante também a alegria, o lazer e o descanso do trabalhador associado/filiado oferecendo clube de férias em todo o Brasil, convênio em hotel moderno e confortável à beira mar e de toda a família.

Os associados/filiados do SECHOBARES/MG sabem que podem contar com o Sindicato que atua todo o tempo em benefício de todos e de cada um.

LUTA SINDICAL E SOCIAL

A DEFESA E VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO E DO PROFISSIONAL

O SECHOBARES/MG é atuante na luta para defender e valorizar o profissional e a profissão nas categorias que fazem parte da instituição junto às autoridades, às entidades patronais e a sociedade.

Tudo que for de interesse das categorias representadas, vinculadas ao grupo “Turismo e Hospitalidade” de Curvelo e Região merecem toda a atenção do SECHOBARES/MG. Incluem-se aí eventuais mudanças na legislação, conquistas das categorias, defesa em caso de ameaça e retrocesso em conquistas anteriores.

O SECHOBARES/MG está sempre atento e disposto a sair a campo na devesa e na valorização de cada categoria, garantindo que os benefícios sejam para todos os trabalhadores associados/filiados.

Objetivo:

O SECHOBARES é constituído em conformidade com a legislação vigente para fins de estudo, pesquisa, ensino, coordenação, proteção, defesa e representação legal de categorias profissionais perante as Autoridades Legislativas, Executivas, Judiciárias e Administrativas, Entidades Privadas e demais segmentos da sociedade, primando pela liberdade, autonomia sindical e a solidariedade profissional, tendo entre suas finalidades:
Representar em sua Base Territorial as categorias profissionais, integrantes do 4° Grupo – Empregados em Turismo e Hospitalidade – originalmente elencadas no Quadro de Atividades a que faz referência o Artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho, observando-se as alterações procedidas após a Constituição Federal/88 com as devidas inclusões e especificações das categorias profissionais, conforme consolidado no Regimento de Enquadramento Sindical;

  • Representar em toda a sua Base Territorial Intermunicipal, todos os integrantes da Categoria Profissional representada, ou seja: Empregados em Turismo e Hospitalidade elencadas na letra “A” e no Regimento de Enquadramento Sindical;
  • Coordenar, dirigir e defender os interesses das categorias representadas, realizando estudos sobre as suas necessidades mediatas e imediatas, de ordem econômica, profissional e social. Prestar colaboração ao Estado, dentro dos limites das delegações do Poder Público, conforme disposto na Constituição Federal;
  • Colaborar com as demais Entidades Sindicais classistas visando a solidariedade social.